sexta-feira, 30 de junho de 2017

Auriculoterapia o que é?

Auriculoterapia o que é?
#acupunturaauricular #auricular #medicinachinesa #saúdepiracicaba #mtc #vidavital #qualidadedevida


Venha conhecer nosso espaço!
Entre em contato e agende uma sessão cel/whatsapp:
(19) 996176478

A auriculoterapia é um método chinês que combate vários transtornos físicos e psicológicos. A terapia auricular oferece diversos benefícios analgésicos, equilibrantes, e relaxantes, mas o maior de todos eles é sem dúvida a forma natural como atua, sem a adição de qualquer tipo de droga ou química capaz de tornar a pessoa dependente. Por meio desta técnica, cerca de 200 enfermidades podem ser tratadas, como as de carácter funcional, neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insônia e dor, etc.

Este método faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, baseadas nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Há relatos que tenha sido desenvolvida no mesmo momento que a Acupuntura Sistêmica (corpo), atualmente, uma das terapias orientais mais populares no mundo. Nas últimas décadas, a auriculterapia vem sendo difunda por diversos países em função da boa aceitação das comunidades científicas.
E como é feito?

O método usa os pontos da orelha para ativar os canais e vasos ligados ao corpo, abarcando órgãos, sistemas e membros. Sua ação é aliviar dores, tensões, ansiedade e vícios, os principais fomentadores de outros tipos de problemas no corpo.

A auriculoterapia consegue dar conta de tratar problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa. Além de distúrbios da tireoide e problemas menstruais, doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos.

E por que a orelha? A orelha é o local perfeito para tratar qualquer problema com um componente de dor: dor lombar e de cabeça, problemas de pele (dermatites), neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Os problemas emocionais e ansiedade também são tratados, de forma bem eficaz, por este método.

Quando se usa a Auriculoterapia?

Na presença de dor, incluindo a dor do câncer extremo e herpes zoster diagnosticada no início;
Problemas emocionais que envolvem o sistema nervoso central;
Torna os pacientes mais sensíveis à terapia medicamentosa, alterando o metabolismo, aumentando assim a absorção e eliminação;
Tratamento de vícios.
Algumas vantagens da auriculoterapia é que ela é fácil de aprender e dominar e seus os instrumentos de são bem acessíveis (baratos), são agulhas, sementes, esferas etc. Ela pode ser praticada sozinha ou juntamente com outra terapia, isso potencializa seus resultados, além disso, eles são rápidos, eficazes e já testados há pelo menos 2.500 anos.

Contra indicações e cuidados especiais

Mulheres grávidas, principalmente em pontos do trato urogenital e pontos hormonais;

– Casos que incluem risco de vida ou doenças inflamatórias, para doenças com indicação de cirurgia e inflamações na região da aurícula;

– Cuidado com a oxidação de agulhas semipermanentes quando em contato com a água do mar;

– Caso haja alguma alergia ao material, é preciso encontrar outras formas de estimular os pontos auriculares;

– Problemas de extrema sensibilidade à dor deve-se estimular os pontos com materiais não perfurantes.

É claro que como todo tratamento de doença, a auriculterapia não deve ser feita sem a orientação de um profissional especializado, muito menos ser usada em substituição a um tratamento médico de alguma doença grave.

A auriculoterapia emagrece?

Não! A auriculterapia não emagrece, porém, ao auxiliar no combate à ansiedade, ela pode ajudar no processo de emagrecimento. A ansiedade pode causar dores de cabeça, distúrbios digestivos, etc.; sempre que a ansiedade ataca, a vontade de comer um doce ou alimento gorduroso ataca junto, e isso pode prejudicar muito em perder peso.

Como é feita e quantas sessões são necessárias?

A sessão de auriculoterapia começa com a entrevista para saber as necessidades do paciente e as áreas que deverão ser estimuladas, depois uma avaliação visual, para confirmar de que forma ocorrerá o atendimento.
Em seguida, o profissional usa microagulhas, fixadas nos pontos da orelha através de um esparadrapo, para estimular os pontos auriculares. No caso das sementes, elas ficam na orelha do paciente por três dias, durante os quais ele mesmo as usa para exercer pressão nos pontos da orelha, e as retira no quarto dia. O número de sessões necessárias na auriculoterapia varia muito dependendo de paciente, pois cada um tem um organismo próprio.

Fonte: https://www.suplementosbrasil.org/saude/auriculoterapia/

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Acupuntura em crianças reduz cólica e equilibra o sono

Terapia cuida de sintomas e sistema imunológico; mães podem ser envolvidas no tratamento

A acupuntura aplicada em recém-nascidos e crianças de 0 a 12 anos reduz a cólica, equilibra o sono e estimula a qualidade da amamentação e ritmo de aprendizado. A técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, é uma frente da medicina chinesa que busca manter a saúde e a energia do corpo, em vez de tratar apenas sintomas já diagnosticados.

Três situações comuns à faixa etária pediátrica - de 0 a 12 anos - são agitação, ritmo de aprendizado e alimentação desregulada. A medicina chinesa entende que há uma agitação interna no corpo, que pode ser regulada pela ativação de pontos via acupuntura.

Quanto às cólicas, mais comuns entre 0 e 3 anos, podem ser causadas por disfunções no baço pâncreas, associadas ao sentimento de preocupação. Mas que tipos de preocupações pode ter uma criança de 2 anos?

Segundo a médica pediatra Dra. Marcia Yamamura, especialista em acupuntura e diretora do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), os pacientes infantis estão muito suscetíveis ao ambiente emocional familiar. "Por isso em 90% dos casos a mãe da criança também é tratada", disse Marcia.

Quando o dente começa a nascer:
Normalmente não são feitos tratamentos para as dores e incômodos na gengiva, mas neste momento o pediatra acupunturista dá uma atenção especial ao sistema digestivo e à alimentação. "É fonte de energia e também de adoecimento", afirma Marcia.

Outras agulhas: 
Para um corpo mais delicado, como é o infantil, são usadas agulhas menores, com 0,18x08mm. Já nos adultos a acupuntura é feita com agulhas que medem 25x30mm.

A pediatra sugere que a família esteja atenta ao ritmo da criança para, assim, saber se é o momento de encaminhá-la ao médico. "Há varios sinais que indicam que a criança precisa de um ajuste ou reequilíbrio imunológico e emocional". O tratamento nos casos mais leves e médios reúne acupuntura, fitoterapia e massagens.

Fonte: florahttp://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,acumpuntura-em-criancas-reduz-colica-e-equilibra-sono,70001777495



segunda-feira, 5 de junho de 2017

Conheça a bandagem terapêutica que já é famosa entre os atletas brasileiros

#bandagem #bandagemterapeutica #acupuntura #medicinaalternativa #piracicaba #kinesiotaping

Criada no Japão na década de 70 e usada nas Olimpíadas de Seul, em 1988, kinésio taping promove estímulos mecânicos e sensoriais constantes na pele.
Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes.
Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado.

O QUE É?

Segundo o Dr. David Homsi, a Kinesio Taping é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras. Existem ainda diversos profissionais veterinários utilizando a técnica em animais, descartando a teoria do efeito psicológico (placebo), que é sugerido por alguns estudos.

COMO USAR

As indicações terapêuticas para a bandagem funcional passam por lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos.

Não há absolutamente nenhuma restrição quanto ao uso dela, nem de sexo ou idade. Meu único conselho é que ela seja aplicada por um profissional habilitado. Já vi muita gente colando de qualquer jeito, o que pode acarretar alterações de postura, lesões na pele e alergias. Em caso de lesões, as técnicas fisioterapêuticas profissionais não podem ser descartadas."- 

"Meu tornozelo inchou a ponto de eu não conseguir pisar no chão. Resolvi colocar a kinésio, com a ajuda do meu acupunturista, e foi a melhor coisa que fiz." Vivian Dombrowski

"A lesão aconteceu no ano passado e meu acupunturista, que também é fisioterapeuta, me sugeriu a kinésio, pois eu precisava participar de uma prova de longa distância e não estava aguentando de dor. A kinésio é milagrosa, aliviou o meu sofrimento. Toda vez que eu colocava a fita, não sentia mais dor nenhuma." Roberta Maia 

"Sempre uso a kinésio em duas etapas: dois dias antes de uma prova, visando poupar o ligamento ou a musculatura, e no dia da prova, com o intuito de economizar o músculo e dar mais segurança na hora de correr." Rodrigo Galleti 

PALAVRA DO ESPECIALISTA

"Durante o ato esportivo, a fita é fabulosa. Ela age nos receptores sensoriais do sistema segmentar (pele). De acordo com cada músculo, da origem para inserção, você pode ter efeito de aceleração ou desaleração do movimento, ou seja, sustentar ou relaxar uma área do corpo, além de aliviar a dor, através das ondulações que a bandagem promove. 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/equipamentos/guia/conheca-bandagem-terapeutica-que-ja-e-famosa-entre-os-atletas-brasileiros.html




Vida Vital Acupuntura Terapias Alternativas
Piracicaba SP - Cel/whatsapp(19) 996176478

Bom dia!!!

 Pessoal bom dia!!!  Tenho postado pouco por aqui pois tenho me dedicado às redes sociais como Facebook e Instagram! Quem quiser me acompanh...