segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Promoção de fim de ano Vida Vital - Ventosaterapia


Ventosaterapia
Ainda não conhece essa técnica? 
Então aproveitem nossa promoção de fim de ano e agende uma sessão. A ventosaterapia é eficaz para: desintoxicar o organismo; lombalgias; tratamentos para dores musculares dentre outros benefícios para a saúde! 


Para os valores promocionais e dúvidas entre em contato inbox ou via whatsapp (19)996176478. 

Aceitamos cartões de crédito e débito.



Dra. Luciana M. Duarte - Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Acupuntura reduz a necessidade de medicamentos


*A especialidade médica estimula o próprio corpo a produzir substâncias analgésicas*

Idosos com doenças crônicas têm uma grande aliada na busca por bem-estar: a acupuntura. A técnica milenar chinesa e especialidade médica ajuda no alivio de dores, sintomas de ansiedade, depressão, insônia e outros males que atingem a terceira idade. E tudo isso sem efeitos colaterais e uso de medicamentos.

Com o envelhecimento o organismo humano vai perdendo a capacidade de adaptação e demora mais tempo para se recuperar das doenças. Além disso, as doenças crônicas -que necessitam de medicação de uso contínuo- são mais comuns nesta faixa etária. O problema é que o uso concomitante de vários remédios, e a redução da função dos órgãos como fígado e rins, aumentam o risco de interação e efeitos colaterais dos medicamentos medicamentos. É aí que a prática pode ajudar.

“A acupuntura tem resultado comprovado em muitas situações. Principalmente no quadro de dores musculoesqueléticas – nos músculos, tendões, articulações e ossos de todo corpo –, que são as mais comuns na população idosa. A técnica, por meio das agulhas, estimula o próprio organismo a produzir substâncias analgésicas e tratar estas dores. Isso diminui a necessidade de remédios, responsáveis por tantos efeitos colaterais”, explica o geriatra coordenador do programa de medicina preventiva da MedSênior, Roni Mukamal.

Pacientes com insônia, alterações gastrointestinais, ansiedade, estresse e sintomas de depressão também podem ser muito beneficiadas com as agulhas. “Todos estes males podem ser tratados, ou aliviados, por meio da acupuntura. Uma vantagem é que, por ser um tratamento com diversas sessões, o paciente cria um vínculo com o médico. Isso é muito importante, principalmente, em casos de depressão e ansiedade”, avalia o médico.

Nem tudo pode ser tratado somente com acupuntura, mas ela pode ser um importante coadjuvante. Como é caso de dores neuropáticas, que são associadas a doenças que afetam diretamente as terminações nervosas. “Nem sempre a acupuntura vai substituir toda a medicação, mas já pode reduzir a quantidade ou a dosagem. Isso já diminui o risco de efeitos adversos”, pondera Dr. Roni.

Fonte: https://g1.globo.com/espirito-santo/especial-publicitario/Medsenior/seremos-todos-idosos/noticia/acupuntura-reduz-a-necessidade-de-medicamentos.ghtml

Dra. Luciana Mattos Duarte
Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP - Cel/whatspp: (19) 996176478



quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Menos dor, melhor rendimento: acupuntura conquista atletas

Tradicional técnica da medicina chinesa, a acupuntura vem ganhando cada vez mais espaço entre os atletas amadores de plantão. Quem corre, pedala ou pega peso na academia convive com dores e lesões que atrapalham o rendimento e muitas vezes levam ao afastamento da atividade. Foi o que aconteceu com o baiano Alexandre Reis. Hoje ele se dedica às maratonas aquáticas e nada todos os dias. Mas isso não seria possível sem a acupuntura. Com o tratamento, ele se livrou de uma hérnia de disco na lombar, pontos de gatilho nos ombros e de uma fascite plantar. Lesões que adquiriu durante o período de cinco anos em que ficou sedentário.

- A maratona aquática mudou a minha vida, e a acupuntura me ajudou diretamente nesse processo. Minha confiança em fazer todas as minhas atividades, desde o lado pessoal até o profissional, só aumenta. Faço há 10 anos e indico para qualquer um. Espero poder continuar fazendo o meu esporte até ficar bem velhinho - comentou Alexandre.

Mas como pequenas agulhas podem ser tão eficientes? De acordo com o doutor Walter Viterbo, médico de Alexandre e dono de uma clínica referência em acupuntura em Salvador, a base do procedimento é a endorfina, que está relacionada ao prazer e à diminuição da dor, tendo dois tipos de ação, local e central. Assim, o sistema nervoso seria estimulado a partir dos acupontos, gerando respostas positivas no tratamento de diversas patologias.

- A inserção da agulha estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos, até o sistema nervoso central, medula e cérebro. Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas - explicou.

No caso dos atletas pode ser usada na recuperação de lesões e também no lado emocional, pois promove a produção de endorfina, que diminui o cortisol, que é o hormônio do estresse, da ansiedade. Também ajuda a melhorar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa tenha um nível de regeneração maior no sono.

No geral, de duas a três sessões por semana são suficientes para que os benefícios da acupuntura comecem a aparecer. Claro que casos mais sérios de reabilitação ou pós-operatório precisam de uma frequência maior.

O atleta que faz acupuntura de forma regular tem um equilíbrio melhor do que aquele que não faz - afirma Viterbo.

A acupuntura também pode ser uma saída para aquelas pessoas que não gostam ou não querem tomar remédios. O médico garante que é possível conseguir bons resultados em tratamentos apenas com as agulhas.

- Existem resultados positivos só com acupuntura. Claro que para um atleta que quer voltar à ativa de forma rápida, é indicado que associe a outras terapias.

O próprio doutor Walter Viterbo é praticante de muay thai e também se trata com acupuntura. Ele ressalta que cada caso é único, e as respostas ao procedimento serão diferenciadas.

- Um dos preceitos da filosofia da medicina tradicional chinesa é atender o paciente como um ser único, integral e holístico, enxergar o indivíduo como um todo, respeitando as suas individualidades. Cada paciente responderá de acordo com a sua capacidade genética para esses estímulos.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/menos-dor-melhor-rendimento-acupuntura-conquista-atletas.ghtml


Vita Vital Acupuntura Terapias Alternativas
Dra. Luciana M Duarte
Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP
(19) 996176478 (cel/whatsapp)


Bom dia!!!

 Pessoal bom dia!!!  Tenho postado pouco por aqui pois tenho me dedicado às redes sociais como Facebook e Instagram! Quem quiser me acompanh...