🍁 O inverno segunda a Medicina Chinesa
☯️ Para os sábios chineses, os ciclos que vivemos diariamente têm profunda influência no nosso organismo. Anos, estações, meses, dias e horas são elementos a serem considerados para compreender e preservar a harmonia da troca contínua que vivenciamos entre nosso corpo e a natureza. O inverno chegou e, se estivermos alinhados com aquilo que ele traz, poderemos desfrutá-lo sem preocupações com doenças à essa época.
Segundo a Medicina Chinesa, o inverno é de natureza Yin, isso quer dizer que é natural nos sentirmos mais lentos, frios e sem disposição. É importante lembrar que a diminuição do trabalho por parte do corpo não é sintoma patológico e sim uma adaptação do organismo à estação em questão. Os dias são mais curtos e o frio nos torna mais caseiros, é tempo de se recolher e se permitir à introspecção. O inverno propõe um resguardo, para que possamos organizar e armazenar energia para aproveitarmos estações de maior expansão, como a primavera e o verão.
Solitude versus Solidão
Não somos habituados a olhar para dentro de nós mesmos e, portanto, esse período mais propício à introspecção pode ser desafiante. Andamos sempre ocupados com demandas externas e, quando percebemos, nos surpreendemos em meio a tanta desorganização interna.
A introspecção envolve estar sozinho e, ao contrário do que muitos pensam, estar sozinho não é necessariamente um estado solitário negativo. Segundo Tillich, a palavra solidão expressa a dor de estar sozinho e a solitude, a glória de estar sozinho. Portanto, a solitude, diferente da solidão, é vivenciada com prazer. É o espaço/tempo em silêncio que usamos para fazer o que queremos e gostamos, independente do outro. Fica aqui uma reflexão: será que nos conhecemos o suficiente para saber do que gostamos independente de outras pessoas e de influências externas?
Descobrir-se enquanto ser único e aceitar-se como se é faz parte do lindo processo do autoconhecimento, que se dá apenas no momento em que voltamos nossa atenção para os movimentos internos e observamos as experiências vivenciadas de outro ângulo. O inverno proporciona esse movimento de introspecção e, se soubermos aproveitá-lo com aquilo que ele nos oferece teremos muito a aprender sobre nós mesmos!
Desarmonia física
Segundo a Medicina Chinesa, o inverno está relacionado ao elemento água, que é representado pelos rins e bexiga no corpo humano. Problemas como incontinência e infecções urinárias, nefrite, cólicas e cálculos renais são exemplos de manifestações de desarmonia desse elemento. Outro órgão relacionado aos rins são os ossos. Por esta razão, há maior incidência de problemas dentários, agravamento de dores articulares e dores nas costas. O aparelho reprodutor também merece atenção especial durante essa estação: alterações do ciclo menstrual, infertilidade, falta de desejo sexual e problemas da próstata tendem a ser mais comuns nesse período. Além disso, o ouvido é a expressão do elemento água – sendo assim, também é comum a dificuldade de audição, dor e infecções no ouvido na estação mais fria do ano.
Desarmonia emocional
Podemos observar as teorias orientais chinesas em expressões corriqueiras como “frio na espinha” e “frio na barriga”. Esses termos estão relacionados à estação, ao clima e à emoção. Como já falamos, o inverno está associado ao elemento água e é caracterizado pelo sentimento de medo acerca das emoções.
Assim, a Medicina Chinesa recomenda tomarmos alguns cuidados extras durante o inverno para evitar desarmonias físicas e emocionais. Sentimento de medo, carência e insegurança são exemplos de desarmonias emocionais frequentes nesse período. Pessoas que fogem de mudanças e que timidamente sonham com oportunidades perdidas muitas vezes agem dessa forma por medo de correr riscos e acabam por não usufruir efetivamente da vida.
Saberia chinesa para tirarmos do inverno o que ele tem de melhor
A Medicina Tradicional Chinesa sugere alguns cuidados para preservar a saúde durante o inverno:
1) Durma bem
Procure dormir cedo e se possível, acordar mais tarde. Boas horas de sono e repouso são fundamentais nesse período, onde o objetivo principal é armazenamento de energia para os próximos dias e estações.
2) Mantenha-se aquecido
Não economize em roupas, acessórios e cobertas para se aquecer, principalmente na região lombar e pés. Proteja-se de ventos frios que entram pelas gretas de portas e janelas durante a madrugada e evite mudanças bruscas de temperatura. Para aquecer o corpo internamente tome chás de natureza amornante como canela, erva doce, gengibre e cravo.
3) Faça exercícios com cautela
Procure exercitar o corpo com atividades mais leves num ritmo mais suave do que nas estações anteriores. Atividades como yoga, tai chi chuan, chi kung e caminhadas são bons exemplos.
4) Alimente-se bem
Procure comer tudo mais cozido e refogado, evitando alimentos crus, sucos e leites gelados. Assim, poupamos o organismo de esforços metabólicos mais intensos, fazendo sobrar mais energia para outras atividades.
Abuse de alimentos que contém a essência da vida como grãos, sementes, raízes, e nozes – especialmente se forem integrais, orgânicos e germinados. Os alimentos relacionados ao elemento água e que podem ser grandes aliados na prevenção de doenças no inverno, são: peixe, cevada, feijão azuki, soja, ameixa, cenoura, berinjela, carne de porco, repolho, nabo, shitake, sementes de abóbora, entre outros.
Os excessos também são comuns durante esse período de estocagem, porém tudo aquilo que você comer em demasia e vier a te intoxicar poderá não ser expurgado agora, mas sim na estação seguinte. Essas toxinas acumuladas ao longo do inverno poderão, por sua vez, desencadear conjuntivites, otites, sinusites, candidíases, foliculites, acnes graves e vários outros problemas de pele na estação seguinte, a primavera. São os males oriundos do que podemos chamar de “sangue sujo”!
Aconhego para dar e vender
Durante o post vimos que o inverno é a estação de recolhimento, aquecimento e acolhimento de si mesmo. E para aconchegar-se ainda mais nessa estação procure abraçar mais as pessoas, doe carinho, ofereça proteção, doe calor humano. Este movimento de afeto e calor faz com que seu sangue e sua energia vital circulem melhor favorecendo o equilíbrio e enchendo os dias frios de inverno com bons sentimentos e aconchego!
Vida Vital Medicina Clássica Chinesa e Terapias Integrativas
Piracicaba SP - Agendamentos, dúvidas entre em contato através do celular/whatsapp: (19) 996176478