quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Acupuntura é eficiente no combate ao vício em cigarro Método aumenta liberação de endorfinas no sistema nervoso e inibe o desejo de fumar

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável e mata mais de cinco milhões de pessoas no mundo. Diante desta estatística alarmante, cabe às autoridades e órgãos de saúde, não apenas deixar a população a par desses dados, como também informar e disponibilizar métodos e tratamentos eficazes contra o tabagismo. Um dos métodos, que deveria ser mais disseminado, é a acupuntura, que tem se revelado uma eficiente combatente da dependência química.
Há mais de cinco mil anos, os chineses utilizam a terapia como meio para a cura e tratamento de diversos males. O método consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais conhecidos como "meridianos chineses de energia", que percorrem todo o corpo. O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de "pontos da acupuntura". A estimulação desses pontos permite o aumento ou a diminuição da energia que circula ao longo desse meridiano.
No caso do tabagismo, a acupuntura age aumentando a liberação de endorfinas e encefalinas no sistema nervoso central e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal). Com isso, ela inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas.
"A acupuntura inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas"
O tratamento do tabagismo com a acupuntura é potencializado com o uso de adesivos e chicletes de nicotina. Dessa forma, o paciente não sentirá tanto a falta da droga, pois ele estará preparando o seu corpo para largar a dependência química pela nicotina ao mesmo tempo em que recebe doses cada vez menores da droga que ele estava habituado.
A dependência química, em especial o tabagismo, não é uma doença fácil de tratar e de se promover a abstinência, seja com acupuntura ou com qualquer outro tratamento. Porém, a abordagem terapêutica que inclui a acupuntura tem se mostrado bastante promissora nesse distúrbio, justamente por apresentar muito menos efeitos colaterais oriundos do tratamento e menos recaída.
No entanto, vale ressaltar que o paciente precisa querer parar de fumar, pois a dependência química envolve também, em algum grau, a dependência emocional e psicológica da droga. Até os alimentos podem servir como "muletas" emocionais e provocarem aumento de peso, e caso isso não seja identificado, uma cirurgia bariátrica (de redução de estomago) pode a médio ou longo prazo perder o seu objetivo e o paciente voltar a ser obeso, por isso muitos estudiosos vem comparando a dependência química com a obesidade.
Em relação aos resultados, costumo fazer um cálculo subjetivo e empírico, que associa um mês de tratamento para cada ano de dependência, realizando duas sessões por semana quando o fumante é heavy-smoker (fumante pesado - de um a dois maços de cigarro por dia - tragando ou não tragando). Mais do que isso o tratamento precisa ser dia sim, dia não, até completar um mês.
É aconselhado ao paciente tratar-se duas vezes por semana durante um mês a título de preparação orgânica, para a marcação da data em que ele vai parar de fumar de fato. Após essa data, passamos a duas ou três vezes por semana com a acupuntura. Se houver recaída da dependência nesse período, não haverá recriminação, nem culpa, apenas marcaremos nova data para a parada e continuaremos com o tratamento duas vezes por semana.
Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e médicos adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os médicos, antes receosos, hoje indicam o método como complemento no tratamento de diversas doenças.
O sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional bem treinado e que esteja apto a praticar a acupuntura, geralmente associado a uma instituição de referência.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11909-acupuntura-e-eficiente-no-combate-ao-vicio-em-cigarro Escrito por Márcio de Luna
Outros - / Por Especialistas - Em 14/9/2010

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Feliz Natal!!

🎅🌲Aqui já estamos em clima de Natal e queremos desejar à todos que tenham um Natal de muita paz e sabedoria!
Dra. Luciana M, Duarte
Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP - (19) 996176478 Cel/whatsapp

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sabia que Karl Lagerfeld faz acupuntura?

O estilista da Chanel revelou seu tratamento durante o lançamento de sua segunda coleção com a Swarovski Devido ao sucesso de sua primeira coleção de joias em parceria com a Swarovski, Karl Lagerfeld — que dirige a Chanel e a Fendi, além de sua marca homônima — está refazendo a dobradinha. Agora, as novas peças custam de € 129 até € 799. A coleção é composta por um colar, um bracelete, um par de brincos, dois anéis maximalistas e um broche.
À venda nas lojas de Paris, Londres, Viena, Dubai e Düsseldorf, a collab ganhou um almoço no showroom do designer para celebrar o lançamento. Na ocasião, entre as conversas que rolaram na mesa, segundo o WWD, Karl confessou estar fazendo acupuntura!  “Ela está tratando minhas dores no nervo ciático. Passo muito tempo sentado”, lamenta o designer. “Ela mexe com a maneira como você anda, dá medo de doer.” Para quem ficou interessada em entrar na onda, a acupunturista do kaiser chama-se Nadia Volf, uma das maiores referências no assunto na França.

Fonte: https://elle.abril.com.br/moda/sabia-que-karl-lagerfeld-faz-acupuntura/

Ainda não conhece essa técnica milenar? Quer saber mais? Então entre em contato pelo telefone: cel/whatsapp: (19) 996176478 e tire suas dúvidas agora mesmo!

Dra. Luciana M. Duarte
Farmacêutica Acupunturista 
(19) 996176478
Piracicaba SP



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Dor nas costas! Qual o papel do estresse e das emoções?

Fonte: http://blogs.atribuna.com.br/maissaude/2017/06/dor-nas-costas-qual-o-papel-do-estresse-e-das-emocoes/ (texto adaptado) 5 de junho de 2017| Roberto Debski

A dor nas costas é uma das principais queixas de atendimento nos consultórios e ambulatórios, e também uma das principais causas de afastamento do trabalho.
Existem inúmeras disfunções e doenças que causam dor nas costas, dentre elas as lesões osteomusculares, inflamações, alterações articulares, vertebrais, posturais, protusões discais e outras.
O estresse pode causar dor nas costas por gerar tensão e contratura muscular, principalmente nas regiões lombar e da cintura escapular, que é a região alta das costas, ombros e cervical.
Mas como saber quando a dor é causada pelo estresse emocional e não por outros fatores como má postura, alterações osteomusculares, hérnia de disco ou lesões por trauma, dentre outras?
O paciente com dor nas costas persistente deve procurar atendimento médico, com um clínico ou ortopedista, para que este possa avaliar, examinar, solicitar exames complementares quando indicados, a fim de fazer um diagnóstico da causa exata da dorsalgia e iniciar seu tratamento.
No caso da dorsalgia, assim como no estresse, podem ser aplicados diversos tratamentos que se complementam.
Alongamentos e correção postural, exercícios, medicamentos antiinflamatórios e analgésicos, fisioterapia, acupuntura, psicoterapia são abordagens da chamada medicina integrativa e complementar e associados colaboram para que se trate também a causa da dor, não somente os sintomas.
As pessoas sujeitas ao estresse pertencem às mais diversas faixas etárias, classes sociais, profissões e ocupações.
Cada pessoa tem um grau de resiliência emocional, de condicionamento físico, doenças prévias, hábitos, vícios posturais, e todas essas condições atuam em conjunto para determinar como ela lidará com a dor, com o estresse e suas consequências.
Ao longo do tempo o excesso do consumo de alguns alimentos muito calóricos gera aumento de peso e sobrecarga postural. Além disso o abuso de álcool com suas consequências físicas e psicológicas pode ter efeito no aumento do estresse e suas implicações, inclusive em quadros de dor.
A ansiedade excessiva pode gerar tensão muscular e má postura, que poderá se traduzir em dor muscular e nas costas.
A pessoa depressiva pode ter uma postura física que desencadeie dor, além do sedentarismo e alterações do peso que podem potencializar esse quadro.
Um quadro de vigorexia, quando há compulsão por atividade física pode gerar lesões e dor nas costas.
Aprender a gerenciar o estresse e equilibrar as emoções, através de práticas como a meditação, a atividade física regular, psicoterapia, e todas práticas e técnicas que ampliem o autoconhecimento pode contribuir para que aprendamos a nos conhecer melhor e evitar as situações que geram estresse excessivo e dor, além de aumentar a resiliência, que nos dá uma condição mais apropriada para equilibrar o emocional .







quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Ventosaterapia! Ainda não conhece?

Ventosaterapia e seus benefícios! Ainda não conhece? Quer saber mais sobre essa técnica? 
👉Entre em contato via inbox ou 
WhatsApp: (19) 996176478 
☎ Fixo: 34216900



segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Promoção de fim de ano Vida Vital - Ventosaterapia


Ventosaterapia
Ainda não conhece essa técnica? 
Então aproveitem nossa promoção de fim de ano e agende uma sessão. A ventosaterapia é eficaz para: desintoxicar o organismo; lombalgias; tratamentos para dores musculares dentre outros benefícios para a saúde! 


Para os valores promocionais e dúvidas entre em contato inbox ou via whatsapp (19)996176478. 

Aceitamos cartões de crédito e débito.



Dra. Luciana M. Duarte - Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Acupuntura reduz a necessidade de medicamentos


*A especialidade médica estimula o próprio corpo a produzir substâncias analgésicas*

Idosos com doenças crônicas têm uma grande aliada na busca por bem-estar: a acupuntura. A técnica milenar chinesa e especialidade médica ajuda no alivio de dores, sintomas de ansiedade, depressão, insônia e outros males que atingem a terceira idade. E tudo isso sem efeitos colaterais e uso de medicamentos.

Com o envelhecimento o organismo humano vai perdendo a capacidade de adaptação e demora mais tempo para se recuperar das doenças. Além disso, as doenças crônicas -que necessitam de medicação de uso contínuo- são mais comuns nesta faixa etária. O problema é que o uso concomitante de vários remédios, e a redução da função dos órgãos como fígado e rins, aumentam o risco de interação e efeitos colaterais dos medicamentos medicamentos. É aí que a prática pode ajudar.

“A acupuntura tem resultado comprovado em muitas situações. Principalmente no quadro de dores musculoesqueléticas – nos músculos, tendões, articulações e ossos de todo corpo –, que são as mais comuns na população idosa. A técnica, por meio das agulhas, estimula o próprio organismo a produzir substâncias analgésicas e tratar estas dores. Isso diminui a necessidade de remédios, responsáveis por tantos efeitos colaterais”, explica o geriatra coordenador do programa de medicina preventiva da MedSênior, Roni Mukamal.

Pacientes com insônia, alterações gastrointestinais, ansiedade, estresse e sintomas de depressão também podem ser muito beneficiadas com as agulhas. “Todos estes males podem ser tratados, ou aliviados, por meio da acupuntura. Uma vantagem é que, por ser um tratamento com diversas sessões, o paciente cria um vínculo com o médico. Isso é muito importante, principalmente, em casos de depressão e ansiedade”, avalia o médico.

Nem tudo pode ser tratado somente com acupuntura, mas ela pode ser um importante coadjuvante. Como é caso de dores neuropáticas, que são associadas a doenças que afetam diretamente as terminações nervosas. “Nem sempre a acupuntura vai substituir toda a medicação, mas já pode reduzir a quantidade ou a dosagem. Isso já diminui o risco de efeitos adversos”, pondera Dr. Roni.

Fonte: https://g1.globo.com/espirito-santo/especial-publicitario/Medsenior/seremos-todos-idosos/noticia/acupuntura-reduz-a-necessidade-de-medicamentos.ghtml

Dra. Luciana Mattos Duarte
Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP - Cel/whatspp: (19) 996176478



quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Menos dor, melhor rendimento: acupuntura conquista atletas

Tradicional técnica da medicina chinesa, a acupuntura vem ganhando cada vez mais espaço entre os atletas amadores de plantão. Quem corre, pedala ou pega peso na academia convive com dores e lesões que atrapalham o rendimento e muitas vezes levam ao afastamento da atividade. Foi o que aconteceu com o baiano Alexandre Reis. Hoje ele se dedica às maratonas aquáticas e nada todos os dias. Mas isso não seria possível sem a acupuntura. Com o tratamento, ele se livrou de uma hérnia de disco na lombar, pontos de gatilho nos ombros e de uma fascite plantar. Lesões que adquiriu durante o período de cinco anos em que ficou sedentário.

- A maratona aquática mudou a minha vida, e a acupuntura me ajudou diretamente nesse processo. Minha confiança em fazer todas as minhas atividades, desde o lado pessoal até o profissional, só aumenta. Faço há 10 anos e indico para qualquer um. Espero poder continuar fazendo o meu esporte até ficar bem velhinho - comentou Alexandre.

Mas como pequenas agulhas podem ser tão eficientes? De acordo com o doutor Walter Viterbo, médico de Alexandre e dono de uma clínica referência em acupuntura em Salvador, a base do procedimento é a endorfina, que está relacionada ao prazer e à diminuição da dor, tendo dois tipos de ação, local e central. Assim, o sistema nervoso seria estimulado a partir dos acupontos, gerando respostas positivas no tratamento de diversas patologias.

- A inserção da agulha estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos, até o sistema nervoso central, medula e cérebro. Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas - explicou.

No caso dos atletas pode ser usada na recuperação de lesões e também no lado emocional, pois promove a produção de endorfina, que diminui o cortisol, que é o hormônio do estresse, da ansiedade. Também ajuda a melhorar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa tenha um nível de regeneração maior no sono.

No geral, de duas a três sessões por semana são suficientes para que os benefícios da acupuntura comecem a aparecer. Claro que casos mais sérios de reabilitação ou pós-operatório precisam de uma frequência maior.

O atleta que faz acupuntura de forma regular tem um equilíbrio melhor do que aquele que não faz - afirma Viterbo.

A acupuntura também pode ser uma saída para aquelas pessoas que não gostam ou não querem tomar remédios. O médico garante que é possível conseguir bons resultados em tratamentos apenas com as agulhas.

- Existem resultados positivos só com acupuntura. Claro que para um atleta que quer voltar à ativa de forma rápida, é indicado que associe a outras terapias.

O próprio doutor Walter Viterbo é praticante de muay thai e também se trata com acupuntura. Ele ressalta que cada caso é único, e as respostas ao procedimento serão diferenciadas.

- Um dos preceitos da filosofia da medicina tradicional chinesa é atender o paciente como um ser único, integral e holístico, enxergar o indivíduo como um todo, respeitando as suas individualidades. Cada paciente responderá de acordo com a sua capacidade genética para esses estímulos.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/menos-dor-melhor-rendimento-acupuntura-conquista-atletas.ghtml


Vita Vital Acupuntura Terapias Alternativas
Dra. Luciana M Duarte
Farmacêutica Acupunturista
Piracicaba SP
(19) 996176478 (cel/whatsapp)


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A Acupuntura Ajuda Pessoas Que Sofrem De Síndrome Do Pânico?

Isso vai depender em grande parte da definição precisa de síndrome do pânico que você usa.

A síndrome do pânico é frequentemente usada para descrever ansiedade e vice-versa, mas como um rótulo de transtorno ou doença, isso é bastante impreciso porque diz muito pouco sobre o que você está passando na realidade.

Se enxergarmos a partir de uma perspectiva médica convencional, é claro que a falta de precisão na definição é um fator para as pouquíssimas pesquisas nesta área.

Não existe estudos significativos que nos permitiriam afirmar qualquer coisa, ou seja, se a acupuntura pode ajudar na sua ansiedade e síndrome do pânico ou não.

Por outro lado, muitas pessoas com síndrome do pânico de fato têm grandes resultados com o tratamento através da acupuntura, e nós precisamos explicar um pouco sobre como a medicina chinesa tradicional funciona para entender isso.

Os sintomas que você experimenta continua o mesmo independentemente do sistema de medicina que você usar para tratar.

O sistema de medicina chinesa, porém, é baseado em um entendimento de fisiologia do corpo completamente diferente, e vê o sistema todo como um fluxo de energia, chamada “Qi”, cujo equilíbrio, ritmo e fluxo determina o estado geral da saúde da pessoa.

Os órgãos, sempre enfatizados quando falamos de acupuntura, tem funções exclusivas que são muito mais amplas do que são compreendidas na medicina ocidental, e a habilidade do acupunturista se baseia na capacidade de ver os sintomas dentro deste contexto para ver onde o fluxo de energia foi comprometido.

Existem inúmeros sinais no diagnóstico que são independentes dos sintomas, que permite o praticante de acupuntura avançar no que precisa ser tratado.

É bem possível que duas pessoas com os mesmos sintomas possam passar por dois tratamentos completamente diferentes.

O que você precisa fazer para ter um sentido melhor sobre a possibilidade de tratar sua síndrome do pânico com acupuntura é visitar uma clínica na sua região para saber se eles podem oferecer a você uma consulta breve cara a cara, onde eles podem ver se os sintomas específicos que você está passando pode ser melhorado com a acupuntura.

O praticante de acupuntura provavelmente vai dizer que sim. Apesar de cada pessoa ser única e diferente, existem padrões que estão associados às características principais da síndrome do pânico.

O segredo é estabelecer resultados mensuráveis. Isso vai ajudar você, se você decidir se tratar com acupuntura, para ver se ela está produzindo efeitos positivos. É recomendado escrever um diário porque fica fácil analisar o progresso, se você está melhorando ou não.

Quais sintomas você está passando? Já tentou tratamento alternativo?

Vida Vital Acupuntura Piracicaba
Dra. Luciana Mattos Duarte
Farmacêutica Acupunturista
(19) 996176478


domingo, 27 de agosto de 2017

Medicina alternativa é opção para tratamentos emocionais e tem apresentado resultados satisfatórios

Hoje em dia é praticamente impossível não sofrer de algum problema de saúde ou de distúrbios emocionais como ansiedade, pânico, estresse, enxaqueca, hipertensão, irritabilidade ou insônia. A falta de tempo, o excesso de informação e o ritmo acelerado de trabalho, sem falar no trânsito carregado, fazem com que as pessoas fiquem doentes e não tenham qualidade de vida. Dentre tantos problemas, um dos que mais tem chamado atenção é o número cada vez mais crescente de pessoas com depressão. Atualmente, a depressão afeta de 5% a 15% da população mundial, o que representa algo em torno de 9 a 28 milhões de brasileiros.

Tudo começa, muitas vezes, com crises de choro constante, tristeza profunda, baixa auto-estima e pessimismo com relação à vida. Além disso, em alguns casos a pessoa sente falta de energia, a perda de interesse e prazer nas atividades cotidianas, dificuldade de conviver em ambientes sociais e até insônia. Quando estes sintomas começam a aparecer constantemente, isso é um sinal de alerta! Você pode estar com depressão.

Esse distúrbio emocional muitas vezes acaba sendo confundido com tristeza, com a reação triste diante de uma perda concreta. Na verdade, a depressão é uma reação aparentemente inexplicável de desânimo e de tristeza, em que a pessoa se considera sem valor, que não é compreensível pelo que se passa a volta dela. Ela está tendo uma reação exagerada de tristeza em relação aos problemas reais que ela tem.

Está comprovado que acupuntura é um tratamento rápido, pois estimula a produção dos hormônios da alegria (adrenalina), da dor (endorfina), do sono (melatonina), além de outros, que vai depender da idade e do sexo, causando bem-estar, melhora imediata do sono, disposição, ou seja, a pessoa volta a ter a mesma rotina.

A acupuntura é uma técnica baseada em métodos da medicina tradicional chinesa, que surgiu há cerca de 5.000 a.C. Além de visar o equilíbrio, pode ajudar a solucionar diversos problemas de saúde e emocionais. O tratamento se dá na inserção de agulhas de aço inox descartáveis nos meridianos do corpo. O principal objetivo da técnica é tratar o ser humano como um todo. Como conseqüência existe uma melhora significativa nos problemas que o indivíduo possui.

Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença e, assim, determinar o melhor tratamento, tempo e pontos a serem escolhidos. O pulso do paciente informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Além disso, a avaliação da língua (cor, forma e saburra), por exemplo, possibilita identificar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras.

Cada sessão dura em torno de 30 minutos e é recomendada uma por semana durante três meses. Após este período é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle. A acupuntura tem se mostrado muito eficiente para tratar distúrbios como insônia, ansiedade, falta de libido, dores, e até doenças mais complexas como síndrome do pânico, Mal de Alzheimer, entre outros.

Aparecida Enomoto, graduada em Medicina Tradicional Chinesa, com especialização em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing e em fisioterapia, com especialização em UTI Respiratória no Brasil, afirma que a acupuntura é uma excelente forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente. Vale lembrar que a acupuntura não trata a doença, e sim o doente, já que o princípio da técnica está no Sistema Nervoso Central, que tem a função de defender o corpo humano de agressões.

Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da técnica ou têm preconceito. As agulhas não provocam efeitos colaterais. Mas, para evitar que as agulhas sejam colocadas em locais contraindicados, é importante procurar por um profissional qualificado, que tenha boas indicações e que conheça muito bem anatomia.

Fonte: http://www.progresso.com.br/especiais/d-mais/acupuntura-ajuda-tratar-depressao

Agende seu horário através do telefone: 
(19) 996176478 - cel/whatsapp ou (19) 34216900
Vida Vital Acupuntura Terapias Alternativas/Florais 
Dra. Luciana M. Duarte 
Farmacêutica Acupunturista





terça-feira, 15 de agosto de 2017

HaiHua o tratamento através da acupuntura sem agulhas


O Haihua (pronuncia-se “rairuá”) é um aparelho de eletroestimulação que permite a realização de acupuntura sem o uso de agulhas. Foi criado na China, na década de 90, e chegou no Brasil há mais ou menos cinco anos.

O tratamento do Haihua combina os métodos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com a tecnologia eletrônica, com o aparelho as agulhas são substituídas por dois eletrodos que possuem ímãs que liberam cargas eletromagnéticas, permitindo a estimulação de pontos e regiões do corpo humano. Esta técnica utiliza de princípios terapêuticos equivalentes a outros tipos de tratamento como a magnetoterapia, eletroterapia, ventosas, a massagem e a própria acupuntura.

O Haihua funciona através de uma corrente elétrica que chega aos eletrodos, estes contendo imãs, geram um campo magnético emitindo uma onda pulsante de audiofrequência, com uma frequência de saída de 500Hz a 8.000Hz, o que corresponderia a inserção de aproximadamente 132 agulhas.

O tecido celular recebe as cargas destes eletrodos e altera-se, equilibrando a proporção entre íons de sódio e de potássio. Com isso, obtém-se o fortalecimento da célula, aumentando, assim, a sensibilidade da pele. A onda gerada ativa algumas substâncias do organismo que promovem a desobstrução dos meridianos (canais de energia) do corpo, ativando a circulação do sangue e reequilibrando a energia vital do organismo, propiciando a recuperação dos tecidos.

Os principais benefícios do Haihua são a velocidade na aplicação, o tratamento indolor, independente do ponto em que se é aplicado, e a ausência de riscos e complicações.

Seus resultados são eficazes em casos de dores e doenças crônicas e agudas, e suas indicações incluem dores na coluna, enxaquecas, entorses, DORT/LER, artrose, nevralgia, estresse, entre outros.

O tratamento por Hai-Hua vem se mostrando de grande eficácia nos casos em que apenas o tratamento convencional não se faz suficiente. As facilidades e benefícios encontrados nesta técnica, fazem desta um importante aliado dos profissionais da área da Saúde e da Medicina Tradicional Chinesa.

Quer conhecer os benefícios desse aparelho? Agende sua consulta: 
cel/whatsapp (19) 996176478
Horários flexíveis, ambiente climatizado



segunda-feira, 31 de julho de 2017

Angelina Jolie conta que teve paralisia facial e que tratou com acupuntura

Angelina Jolie está se abrindo sobre seu ano difícil, do diagnóstico de Paralisia de Bell à separação com o Brad Pitt. Na reportagem de capa da revista Vanity Fair, Jolie revela que além de pressão alta, desenvolveu a Paralisia de Bell, uma condição resultante de danos aos nervos faciais, que fez com que um lado de sua face caísse.
“Às vezes, as mulheres em suas famílias se colocam em último lugar… e isto acaba se manifestando em sua própria saúde”, afirmou Jolie, de 42 anos, que creditou a sua recuperação à acupuntura. A Revista Vanity Fair não pesquisou sobre a causa da doença.
Jolie, que sofreu uma histerectomia em 2015 e uma mastectomia dupla em 2013, depois de saber que tinha uma mutação genética, que a colocava em alto risco de câncer de mama e ovário, também está lidando com os cabelos mais grisalhos e a pele mais seca. “Não sei dizer se é a menopausa ou se foi devido ao ano que tive”, disse ela.O ano a que ela se refere é o ano em que “as coisas ficaram ruins” com Brad Pitt, como Jolie se refere na reportagem da Vanity Fair, dizendo que o problema começou no verão de 2016, quando seu filme “First They Killed My Father” estava em pós-produção.
“As coisas se tornaram” difíceis “, disse ela à revista. Ela afirma, no entanto, que o estilo de vida de celebridade com seus seis filhos não era “de forma alguma negativa. Isso não era o problema “. Ela disse. “Isso é e continuará sendo uma das coisas maravilhosas que podemos dar aos nossos filhos … Eles são seis indivíduos de mente aberta, criativa e com maturidade. Estou muito orgulhosa deles “.
Jolie elogiou seus filhos Maddox, 15, Pax, 13 e Zahara, 12, Shiloh, 11, Vivienne, 9 e Knox, 9, por terem uma atitude “muito corajosa” durante o divórcio.”Todos estamos ainda nos recuperando dos eventos que levaram à separação … Eles não estão se recuperando do divórcio. Estão se recuperando de algumas coisas … da vida, das coisas da vida”, ela explicou criticamente.
Fonte: USA TODAY
Tradução: Faculdade EBRAMEC

angelina-jolie-300x225 Acupuntura recupera Angelina Jolie



Agende seu horário! Telefone (19) 996176478
Vida Vital Piracicaba SP

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Acupuntura reduz hormônios do estresse

Novo estudo da Universidade de Georgetown ajuda a entender como as agulhas conseguem agir no organismo para aliviar dores

Embora a acupuntura seja amplamente usada para tratar o estresse crônico, os mecanismos de ação que levam a benefícios de saúde ainda não são totalmente compreendidos. Em uma série de estudos da Universidade de Georgetown, os pesquisadores estão demonstrando como a acupuntura pode reduzir significativamente a resposta do hormônio de estresse crônico. O estudo mais recente foi publicado na "Journal of Endocrinology".

"Estamos começando a entender o que acontece em nível molecular, o que ajuda a explicar os benefícios da acupuntura", disse o principal autor do estudo, Ladan Eshkevari, que é professor-associado da Escola de Estudos de Enfermagem e Saúde da Universidade de Georgetown.

Eshkevari projetou uma série de estudos em ratos para testar o efeito da acupuntura eletrônica em níveis de proteínas e hormônios secretados por vias biológicas envolvidas na resposta ao estresse. "Eu usei a eletroacupuntura porque queria ter certeza de que cada animal recebeu a mesma dose do tratamento", explicou.

O estudo utilizou quatro grupos de ratos para uma experiência de 10 dias: um grupo controle que não estava estressado e não recebeu a acupuntura, um grupo que se destacou por uma hora por dia e não recebeu a acupuntura, um grupo que se destacou e recebeu acupuntura perto da cauda, e o grupo experimental, que recebeu acupuntura no ponto de Zusanli, na perna.

Os pesquisadores mediram os níveis sanguíneos de hormônios secretados pelo eixo hipotálamo hipófise (HPA) adrenal, que inclui o hipotálamo, a hipófise e a glândula adrenal. As interações entre esses órgãos controlam as reações ao estresse e regulam a digestão, o armazenamento do sistema imunológico, o humor, as emoções e a sexualidade.

Eles também mediram os níveis de NPY, um peptídeo secretado pelo sistema nervoso presente em roedores e seres humanos. Este sistema está envolvido na "fuga ou luta", resposta ao estresse agudo. Nesse estudo, os pesquisadores verificaram que os níveis de NPY foram reduzidos no grupo experimental quase ao nível do grupo de controle, enquanto os ratos que foram realçados e não tratados com a acupuntura Zusanli tinham níveis elevados de NPY.

"São crescentes as evidências que apontam para o efeito protetor da acupuntura contra a resposta ao estresse", afirmou Eshkevari no estudo.

Fonte: http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/acupuntura-reduz-hormonios-do-estresse-relaxando

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Acupuntura para dores no nervo ciático e lombares

As pessoas que sofrem de síndrome do piriforme, irritação do nervo ciático que pode causar dor crônica, podem contar com tratamentos alternativos como a Acupuntura e a Massagem Terapêutica para amenizar o problema. É o que afirma um estudo publicado na revista “Arquivos de Ciências da Saúde”. Segundo a pesquisa, a associação de técnicas de Acupuntura e Shiatsu é extremamente eficaz no tratamento do ciático, auxiliando na diminuição da dor e no aumento da flexibilidade e da função muscular

A síndrome piriforme afeta mais frequentemente a população masculina, numa proporção de seis homens para uma mulher. Ela pode ocorrer como conseqüência de compressão do nervo ciático pela tensão do músculo piriforme, que ocasiona a irritação e inflamação do nervo. 

Os sintomas mais comuns do paciente com a síndrome é uma dor profunda e localizada na superfície posterior do quadril. Também há queixas de dormência e formigamento em direção à perna, além de lombalgia indicando o comprometimento do ciático. 

O tratamento convencional, caso o nervo esteja muito irritado ou inflamado, pode englobar compressas de calor superficial, iontoforese (introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente elétrica), laser, repouso e analgésico, além da fisioterapia. 

RESUMO: A síndrome do piriforme é caracterizada por uma condição na qual o músculo piriforme contribui para a compressão ou irritação do nervo isquiático. A maior causa de lesões nos músculos da pelve e coxas é decorrente de traumas por uso excessivo e podem ser observados com freqüência na corrida. O objetivo deste estudo foi propor um tratamento associando as duas técnicas, a massagem e a Acupuntura, em corredores com síndrome do piriforme. 

MÉTODOS: Foram tratados nove corredores, de ambos os sexos, com média de idade de 44,5 anos, que apresentavam dores nas regiões lombar e glútea e/ou coxa; utilizando-se para avaliação os testes clínicos; escala analógica de dor e testes de flexibilidade. O tratamento consistiu em massagem (Shiatsu) e Acupuntura. 

O tratamento foi realizado pelo mesmo profissional em todas as intervenções. Iniciou-se com a massagem (Shiatsu), a fim de liberar os pontos de tensão em toda a região glútea e coxa do lado acometido, utilizando a palma das mãos, o cotovelo e o polegar para pressionar os pontos. Em seguida foi realizada Acupuntura: a agulha foi aplicada em seus devidos pontos, profundamente e estimulada pela terapeuta de forma circular, no sentido horário e anti-horário e movimentos de sobe-e-desce em: origem e inserção do músculo piriforme (face pélvica do sacro e trocanter maior do fêmur); origem do glúteo médio (face lateral do osso ilíaco); limite superior do glúteo mínimo; limite superior do glúteo máximo; origem dos músculos isquiotibiais (tuberosidade isquiática); diáfise do músculo bíceps femoral e do músculo semitendinoso. 

Fonte: http://clinicamassagemterapeutica.com.br/2016/08/24/acupuntura-e-massagem-terapeutica-auxiliam-pacientes-com-problemas-no-nervo-ciatico-em-sao-jose-sc/ 

#acupuntura #acupuncture #chinese #medicincachinesa #mcc #mtc #amoacupuntura #ibram

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Auriculoterapia o que é?

Auriculoterapia o que é?
#acupunturaauricular #auricular #medicinachinesa #saúdepiracicaba #mtc #vidavital #qualidadedevida


Venha conhecer nosso espaço!
Entre em contato e agende uma sessão cel/whatsapp:
(19) 996176478

A auriculoterapia é um método chinês que combate vários transtornos físicos e psicológicos. A terapia auricular oferece diversos benefícios analgésicos, equilibrantes, e relaxantes, mas o maior de todos eles é sem dúvida a forma natural como atua, sem a adição de qualquer tipo de droga ou química capaz de tornar a pessoa dependente. Por meio desta técnica, cerca de 200 enfermidades podem ser tratadas, como as de carácter funcional, neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insônia e dor, etc.

Este método faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, baseadas nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Há relatos que tenha sido desenvolvida no mesmo momento que a Acupuntura Sistêmica (corpo), atualmente, uma das terapias orientais mais populares no mundo. Nas últimas décadas, a auriculterapia vem sendo difunda por diversos países em função da boa aceitação das comunidades científicas.
E como é feito?

O método usa os pontos da orelha para ativar os canais e vasos ligados ao corpo, abarcando órgãos, sistemas e membros. Sua ação é aliviar dores, tensões, ansiedade e vícios, os principais fomentadores de outros tipos de problemas no corpo.

A auriculoterapia consegue dar conta de tratar problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa. Além de distúrbios da tireoide e problemas menstruais, doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos.

E por que a orelha? A orelha é o local perfeito para tratar qualquer problema com um componente de dor: dor lombar e de cabeça, problemas de pele (dermatites), neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Os problemas emocionais e ansiedade também são tratados, de forma bem eficaz, por este método.

Quando se usa a Auriculoterapia?

Na presença de dor, incluindo a dor do câncer extremo e herpes zoster diagnosticada no início;
Problemas emocionais que envolvem o sistema nervoso central;
Torna os pacientes mais sensíveis à terapia medicamentosa, alterando o metabolismo, aumentando assim a absorção e eliminação;
Tratamento de vícios.
Algumas vantagens da auriculoterapia é que ela é fácil de aprender e dominar e seus os instrumentos de são bem acessíveis (baratos), são agulhas, sementes, esferas etc. Ela pode ser praticada sozinha ou juntamente com outra terapia, isso potencializa seus resultados, além disso, eles são rápidos, eficazes e já testados há pelo menos 2.500 anos.

Contra indicações e cuidados especiais

Mulheres grávidas, principalmente em pontos do trato urogenital e pontos hormonais;

– Casos que incluem risco de vida ou doenças inflamatórias, para doenças com indicação de cirurgia e inflamações na região da aurícula;

– Cuidado com a oxidação de agulhas semipermanentes quando em contato com a água do mar;

– Caso haja alguma alergia ao material, é preciso encontrar outras formas de estimular os pontos auriculares;

– Problemas de extrema sensibilidade à dor deve-se estimular os pontos com materiais não perfurantes.

É claro que como todo tratamento de doença, a auriculterapia não deve ser feita sem a orientação de um profissional especializado, muito menos ser usada em substituição a um tratamento médico de alguma doença grave.

A auriculoterapia emagrece?

Não! A auriculterapia não emagrece, porém, ao auxiliar no combate à ansiedade, ela pode ajudar no processo de emagrecimento. A ansiedade pode causar dores de cabeça, distúrbios digestivos, etc.; sempre que a ansiedade ataca, a vontade de comer um doce ou alimento gorduroso ataca junto, e isso pode prejudicar muito em perder peso.

Como é feita e quantas sessões são necessárias?

A sessão de auriculoterapia começa com a entrevista para saber as necessidades do paciente e as áreas que deverão ser estimuladas, depois uma avaliação visual, para confirmar de que forma ocorrerá o atendimento.
Em seguida, o profissional usa microagulhas, fixadas nos pontos da orelha através de um esparadrapo, para estimular os pontos auriculares. No caso das sementes, elas ficam na orelha do paciente por três dias, durante os quais ele mesmo as usa para exercer pressão nos pontos da orelha, e as retira no quarto dia. O número de sessões necessárias na auriculoterapia varia muito dependendo de paciente, pois cada um tem um organismo próprio.

Fonte: https://www.suplementosbrasil.org/saude/auriculoterapia/

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Acupuntura em crianças reduz cólica e equilibra o sono

Terapia cuida de sintomas e sistema imunológico; mães podem ser envolvidas no tratamento

A acupuntura aplicada em recém-nascidos e crianças de 0 a 12 anos reduz a cólica, equilibra o sono e estimula a qualidade da amamentação e ritmo de aprendizado. A técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, é uma frente da medicina chinesa que busca manter a saúde e a energia do corpo, em vez de tratar apenas sintomas já diagnosticados.

Três situações comuns à faixa etária pediátrica - de 0 a 12 anos - são agitação, ritmo de aprendizado e alimentação desregulada. A medicina chinesa entende que há uma agitação interna no corpo, que pode ser regulada pela ativação de pontos via acupuntura.

Quanto às cólicas, mais comuns entre 0 e 3 anos, podem ser causadas por disfunções no baço pâncreas, associadas ao sentimento de preocupação. Mas que tipos de preocupações pode ter uma criança de 2 anos?

Segundo a médica pediatra Dra. Marcia Yamamura, especialista em acupuntura e diretora do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), os pacientes infantis estão muito suscetíveis ao ambiente emocional familiar. "Por isso em 90% dos casos a mãe da criança também é tratada", disse Marcia.

Quando o dente começa a nascer:
Normalmente não são feitos tratamentos para as dores e incômodos na gengiva, mas neste momento o pediatra acupunturista dá uma atenção especial ao sistema digestivo e à alimentação. "É fonte de energia e também de adoecimento", afirma Marcia.

Outras agulhas: 
Para um corpo mais delicado, como é o infantil, são usadas agulhas menores, com 0,18x08mm. Já nos adultos a acupuntura é feita com agulhas que medem 25x30mm.

A pediatra sugere que a família esteja atenta ao ritmo da criança para, assim, saber se é o momento de encaminhá-la ao médico. "Há varios sinais que indicam que a criança precisa de um ajuste ou reequilíbrio imunológico e emocional". O tratamento nos casos mais leves e médios reúne acupuntura, fitoterapia e massagens.

Fonte: florahttp://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,acumpuntura-em-criancas-reduz-colica-e-equilibra-sono,70001777495



segunda-feira, 5 de junho de 2017

Conheça a bandagem terapêutica que já é famosa entre os atletas brasileiros

#bandagem #bandagemterapeutica #acupuntura #medicinaalternativa #piracicaba #kinesiotaping

Criada no Japão na década de 70 e usada nas Olimpíadas de Seul, em 1988, kinésio taping promove estímulos mecânicos e sensoriais constantes na pele.
Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes.
Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado.

O QUE É?

Segundo o Dr. David Homsi, a Kinesio Taping é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras. Existem ainda diversos profissionais veterinários utilizando a técnica em animais, descartando a teoria do efeito psicológico (placebo), que é sugerido por alguns estudos.

COMO USAR

As indicações terapêuticas para a bandagem funcional passam por lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos.

Não há absolutamente nenhuma restrição quanto ao uso dela, nem de sexo ou idade. Meu único conselho é que ela seja aplicada por um profissional habilitado. Já vi muita gente colando de qualquer jeito, o que pode acarretar alterações de postura, lesões na pele e alergias. Em caso de lesões, as técnicas fisioterapêuticas profissionais não podem ser descartadas."- 

"Meu tornozelo inchou a ponto de eu não conseguir pisar no chão. Resolvi colocar a kinésio, com a ajuda do meu acupunturista, e foi a melhor coisa que fiz." Vivian Dombrowski

"A lesão aconteceu no ano passado e meu acupunturista, que também é fisioterapeuta, me sugeriu a kinésio, pois eu precisava participar de uma prova de longa distância e não estava aguentando de dor. A kinésio é milagrosa, aliviou o meu sofrimento. Toda vez que eu colocava a fita, não sentia mais dor nenhuma." Roberta Maia 

"Sempre uso a kinésio em duas etapas: dois dias antes de uma prova, visando poupar o ligamento ou a musculatura, e no dia da prova, com o intuito de economizar o músculo e dar mais segurança na hora de correr." Rodrigo Galleti 

PALAVRA DO ESPECIALISTA

"Durante o ato esportivo, a fita é fabulosa. Ela age nos receptores sensoriais do sistema segmentar (pele). De acordo com cada músculo, da origem para inserção, você pode ter efeito de aceleração ou desaleração do movimento, ou seja, sustentar ou relaxar uma área do corpo, além de aliviar a dor, através das ondulações que a bandagem promove. 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/equipamentos/guia/conheca-bandagem-terapeutica-que-ja-e-famosa-entre-os-atletas-brasileiros.html




Vida Vital Acupuntura Terapias Alternativas
Piracicaba SP - Cel/whatsapp(19) 996176478

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Floral Sensação de Desânimo


Este composto floral age como catalisador em seres que manifestam uma certa sonolência interna, tendendo a letargia e ao desânimo.A fórmula busca a sublimação das energias positivas, despertando no indivíduo a sensação de bem estar e dando novo estímulo para encarar as tarefas cotidianas e as desventuras da vida, traz vitalidade para que se possa cumprir a vontade mais profunda da alma.





Quer saber mais sobre os florais?
Entre em contato conosco através do telefone cel/whatsapp (19) 996176478
Vida Vital: Piracicaba SP

segunda-feira, 22 de maio de 2017

ACUPUNTURA PARA CISTO DE BAKER

Acupuntura oferece um método alternativo para curar o desconforto do cisto de Baker. Saiba mais!
#cistodebaker #joelhos #acupuntura #aliviodador #mtc #vidavitalpiracicaba #piracicaba #saúde #qualidadevida 

Cisto de baker, também chamado de cisto poplíteo, ocorre quando o líquido sinovial (misto) é formado atrás do joelho e cria um inchaço visível.
Cisto de Baker é um termo geral usado para descrever o líquido sinovial em torno do joelho.
Uma hérnia ocorre quando as estruturas de apoio da sua articulação, neste caso, a membrana sinovial, começam a ficar fora da cápsula articular. Ele também pode ser usado para descrever a bursite, ou inflamação da bursa, que ocorre na parte de trás da articulação do joelho.
Enquanto os cistos de Baker a maioria não são um problema sério e podem até ir embora por conta própria, obter amplitude total de movimento da articulação do joelho pode ser doloroso.
Tratamento, incluindo terapia física e acupuntura pode ser prescrito para melhorar a sua condição.
Você pode desenvolver o cisto de baker por causa da artrite, artrite reumatoide, um rompimento da cartilagem meniscal ou outros danos ao joelho. A maioria dos cistos que envolvem o acúmulo de líquido sinovial podem causar algum desconforto e rigidez, mas não se torna doloroso a menos que a parte fique aberta.

Cisto de Baker roto é reconhecido por contusão e dor mais intensa atrás do joelho, mas não quer dizer que não requerem a atenção de um médico. Enquanto eliminar um cisto poplíteo envolve o descanso e vestir um envoltório de compressão ou outro suporte de joelho, acupuntura oferece um método alternativo para curar o desconforto do cisto de Baker.

Sinais e sintomas

Você pode ter cisto de Baker, se você sentir dor e há notável inchaço em ou em torno do joelho. Dor ou inchaço na parte superior de porções da parte inferior do joelho pode indicar bursite na parte superior ou inferior articulações do joelho. Se houver dor e inchaço na medial, ou dentro de seu joelho, você pode experimentar bursite do ligamento colateral localizado no lado da tíbia osso da sua articulação do joelho.

Acupuntura para cisto de Baker

"Acupuntura é uma técnica de inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo que costumam ser girado à mão, a fim de corrigir o fluxo de energia em conformidade com a medicina tradicional chinesa," de acordo com Mental health."
Os investigadores médicos ocidentais sugerem que a inserção destas agulhas nas áreas do corpo pode estimular terminações nervosas, resultando na liberação de neurotransmissores no cérebro. Os neurotransmissores são responsáveis por muitos desequilíbrios sistêmicos, interrupções e deficiências no corpo que dizem respeito a condições físicas e psicológicas, controlando a saúde de uma pessoa.

Acupuntura para aliviar a dor no joelho

Existe pouco estudo sobre o uso da acupuntura para cistos de Baker. No entanto, o uso da acupuntura para aliviar a dor no joelho por causa da artrite, que frequentemente causa cistos de Baker, é extenso.
Os cistos de Baker não representam uma condição grave e geralmente desaparecem por conta própria, com os devidos cuidados, escolher a acupuntura para alívio da dor não iria piorar a condição. Na verdade, pode ajudar algumas pessoas porque muitas investigações sobre a eficácia da acupuntura para dor no joelho, encontraram benefícios para as pessoas que sofriam de dor crônica ou outras condições médicas.


Fonte: Índice Saúde
http://www.ibramrp.com.br/noticia/94/acupuntura-para-cisto-de-baker 19/05/2017






quinta-feira, 18 de maio de 2017

Linha de florais Bio Florais

Na Vida Vital você encontra uma ampla linha de Florais da Bio Florais! Linha para bebês, crianças e adolescentes e claro a linha adulta!

Na nossa loja no Facebook você encontra todos os detalhes e toda a linha disponível. Caso não tenha acesso ao facebook entre em contato conosco que teremos um enorme prazer em ajudá-los!

Link da loja no Facebook: 
https://www.facebook.com/vidavitalacupuntura/shop/?rt=19





Vida Vital Piracicaba - contato: (19) 996176478

terça-feira, 9 de maio de 2017

Tratamento com ventosas, o que é e para que serve?
#acupuntura #ventosas #ventosaterapia #lombalgia #ciatalgia #coluna #artrodese #dor #tensão #vidavital
Venham conhecer nosso espaço:
Vida Vital Acupuntura Terapias Alternativas 
cel/whatsapp: (19) 996176478



VENTOSATERAPIA
É uma terapia que conta com o uso de ventosas no tratamento de diversos males. São colocadas sobre a pele, produzindo uma pressão para drenar as impurezas do sangue que esta oxidado e intoxicado, através de uma campânula de vidro que produz um vácuo pela eliminação do ar no seu interior.
Baseada na acupunctura, a ventosaterapia esta fundamentada na crença de que a resistência contra a determinados males pode ser alcançada induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em diversos pontos do nosso corpo, trazendo alem do seu poder curativo, enorme relaxamento.


APLICAÇÃO DAS VENTOSAS
O uso de ventosa no Oriente foi desenvolvido com base na acupunctura. Ela fundamenta-se na crença de que a resistência contra a doença pode ser alcançada, induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos meridianos ou em nódulos de reacção positiva. Esta função reguladora é descrita no antigo Cânon de Medicina Oriental, o Nei Jing:
“A acupunctura tem a função de remover a obstrução dos meridianos, regulando o Qi e o sangue, tendo como resposta deste fato à harmonização da hipoatividade e da hiperactividade das funções do corpo”.


PROPRIEDADES
A aplicação de ventosas no corpo traz um extraordinário benefício, tanto físico como psíquico. Além de tratar doenças é usado para a manutenção do bem estar, mantendo a flexibilidade dos músculos. A aplicação de ventosas é feita sobre os músculos enrijecidos e acalma também os nervos excitados, revitalizando a energia para superar o stress e as suas enfermidades.
Na verdade, o relaxamento mental é obtido através do relaxamento físico. Isto permite ao corpo restabelecer um equilíbrio físico e mental.
Também pode ser realizada uma massagem com deslizamento utilizando a ventosa, sendo que neste caso a sucção é mais leve. Portanto, nesta situação o risco de hematomas é bem menor. Esta técnica promove um relaxamento muscular rapidamente.


Fonte: http://ventosasterapeuticas.blogspot.com.br

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Relato de caso de melhora em dores cervicais após utilização da técnica com moxa


#moxa #moxabustão #coluna #dorcervical #cervical #tensãocervical #medicinachinesa #artrodese #lombar #dor

Ainda não conhece essa técnica que ajuda no alívio das dores? Entre em contato e saiba mais! Cel/whatsapp (19) 996176478

RIO - A maior inimiga do meu bem-estar hoje é a dor na cervical. Por mais que os exercícios físicos amenizem, as horas passadas em frente ao computador e o estresse do dia a dia fizeram com que ela tenha se tornado uma companheira constante. Assim, fiquei bastante curiosa para experimentar a moxabustão - uma técnica da medicina chinesa - que pode ter diversas indicações, inclusive para o tratamento de dores.
Quando cheguei à Psiclínicas, em Copacabana - num fim de tarde de sexta-feira, em que eu carregava na cervical o peso do cansaço de toda uma semana - a psicoterapeuta Aridinéa Vacchiano me explicou que a moxabustão é baseada na combinação do calor com o extrato de artemísia, aplicada sobre os pontos dos trajetos dos meridianos, linhas imaginárias por onde circula a energia ligada a cada órgão do corpo. O objetivo é equilibrá-la onde o organismo manifesta, por meio da dor, que algo está indo mal. Pode tratar artrite, reumatismo, cansaço, depressão, extremidades frias e cervicalgia (opa!), entre outros problemas. Até na estética ela tem aplicação, para amenizar as rugas. A longo prazo, a promessa é de mais disposição, sensação de relaxamento e bem-estar.
Na verdade, a doutora Aridinéa insere a moxa num tratamento mais amplo, que utiliza ainda técnicas como shiatsu, acupuntura, homeopatia e terapia, dependendo da necessidade de cada um. A filosofia é a de cuidar do problema na origem. A artemísia é usada em diversos formatos: em carvão (feito do caule da planta), lã (a folha desidratada) e incenso.
Durante todo o tempo em que ouvia as explicações, eu estava sentada numa sala de consultório médico convencional.
- Pronta para experimentar a moxa, Juliana? - E a doutora Aridinéa diminuiu as luzes e colocou uma música relaxante.
Deitei de bruços numa maca para massagens e a especialista acendeu o carvão de moxa e começou a aproximá-lo da minha cervical, sempre perguntando se a temperatura estava boa. Depois de um tempo, ela também colocou o bastão próximo da lateral do dedão do meu pé, dizendo que aquele ponto era correspondente à cervical. Além do calor com a moxa, a médica massageou meus ombros e minha cervical. A sessão dura uma hora.
O alívio foi considerável. Talvez a massagem tenha ajudado a potencializar os efeitos da técnica e, apesar de a dor ter cedido consideravelmente, acredito que precisaria de um tratamento a médio prazo para resolver o problema de vez. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a sensação de ter as energias renovadas. E eu, que entrei no consultório me arrastando e desejando minha cama em plena sexta-feira à noite, saí de lá pronta e animada para um cineminha com as amigas.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/nos-testamos-moxabustao-para-relaxar-aliviar-as-dores-2795950#ixzz4gVdPNWpD 
stest




Vida Vital Piracicaba - Cel/Whatsapp (19) 996176478

Bom dia!!!

 Pessoal bom dia!!!  Tenho postado pouco por aqui pois tenho me dedicado às redes sociais como Facebook e Instagram! Quem quiser me acompanh...