quinta-feira, 30 de março de 2017

Porque a acupuntura funciona para alívio da ansiedade


Vida Vital Acupuntura Piracicaba - telefones: (19) 3421 6900 
(19) 996176478 - Agende sua consulta!

Não só para a dor, a acupuntura é uma forma natural para tratar a ansiedade. Acupuntura funciona mais rápido do que a terapia e ajuda manter você longe das drogas. Você pode pensar que acupuntura é para descolados que não acreditam na medicina ocidental, ou só por relacionar com o envelhecimento e com dor crônica nas costas, mas um crescente corpo de pesquisa mostra que acupuntura pode ajudar a tratar uma condição que afeta a todos de vez em quando: ansiedade.
Gerenciamento de ansiedade severa pode ser complicado, porque geralmente inclui terapia, que não pode fornecer resultados por meses, de acordo com Association of America de ansiedade e depressão. Além do mais, pode exigir medicação para ansiedade, que pode ter efeitos secundários graves, diz lucio sergio teixeira, PhD, CRNA, LAc, um acupunturista certificado, um fisiologista e diretor-assistente do programa de anestesia na escola de enfermagem e na Universidade de Georgetown, em Washington, D.C. Ainda quando acupuntura para ansiedade é eficaz, os sintomas podem diminuir após as primeiras poucas visitas e praticantes como Teixeira estão confiantes de que ataca o problema em suas raízes.
Como acupuntura trabalha para ansiedade 
Medicina chinesa antiga descreve uma força de energia chamada Qi que regula a saúde geral do corpo, de acordo com a medicina da Universidade de Chicago. Como o sangue no sistema circulatório, Qi move-se por todo o corpo através de caminhos chamados meridianos. Quandofatores como lesões, estresse, má nutrição, ou uma mudança no ambiente de interromper o fluxo de Qi, problemas de saúde seguem, de acordo com o sistema de saúde da Universidade de Miami. Através da inserção de agulhas em pontos específicos no corpo,acupunturistas vão ajudar restaurar o equilíbrio do Qi e saúde geral do corpo, dizem relatórios de medicina da Universidade de Chicago.

Este conceito pode parecer desatualizado para alguns, mas Daniel Hsu, DAOM (médico de acupuntura e medicina Oriental), LAc, um praticante em Nova Iorque AcuHealth acupuntura na cidade de Nova York, diz Qi é apenas uma metáfora para a função metabólica, ou as reações químicas que constantemente tomando lugar no corpo.
Acupunturistas vão inserir cada agulha meio milímetro longe de um nervo, explica Dr. Hsu. Dependendo de onde vão as agulhas, acupuntura pode causar o sistema nervoso produzir produtos químicos analgésicos, impulsionar a capacidade natural do corpo para curar-se ou estimular a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a ansiedade. Todos estes resultados, acrescenta Hsu, podem ajudar as pessoas sentir-se mais equilibradas e tratar uma variedade de doenças.
A mecânica da acupuntura para gerenciamento de ansiedade, Hsu diz, que a acupuntura aumentou em popularidade desde a década de 1970 simplesmente porque funciona e agora há crescente investigação apoiando sua eficácia para a ansiedade e outras condições mentais.
Por exemplo, em um estudo publicado online em outubro de 2013 no meridiano estudos e revista de acupuntura, os estudantes que se submeteram a uma sessão de acupuntura 20 minutos foram encontrados para ter menos ansiedade e melhor memória imediatamente depois do que aqueles que não tiveram a acupuntura.
Por que funciona a acupuntura para ansiedade?
Teixeira explica que circunstâncias externas além de seu controle podem desencadear sua ansiedade e que a acupuntura permite que seu corpo possa retomar o controle.

"Estamos constantemente sob estresse e pressão para executar, que pode trazer sobre a doença e outros problemas de saúde sérios,", diz Hsu. "A acupuntura é excelente para manutenção. Ajuda uma longa vida tornar-se uma melhor qualidade vida."
Como é que funciona a acupuntura para ansiedade?
Liderado por Teixeira, pesquisadores da Universidade de Georgetown utilizados estudos de laboratório para demonstrar que a acupuntura diminui a produção de hormônios do estresse. Seus resultados foram publicados na edição de abril de 2013, do jornal de Endocrinologia.

Alguns procedimentos funcionam 100% do tempo. Isso inclui a acupuntura, mas ela tem benefícios que os tratamentos convencionais como medicação e psicoterapia não, diz Teixeira. Ela explica que os efeitos colaterais, tais como contusões e tonturas, são mínimos e incomuns, Considerando que alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais graves e podem levar à dependência.
Ao contrário com aconselhamento, pessoas tratadas com acupuntura muitas vezes veem resultados após uma sessão, e os resultados melhoram com o tratamento continuado. Hsu diz que acupuntura é particularmente útil para pessoas que querem limitar ou parar de uso de drogas — prescrição ou de outra forma. Porque regula o equilíbrio químico do corpo naturalmente, acupuntura nem pode impedir que as pessoas necessitam de medicação, ele diz.
Começando com acupuntura para ansiedade
Quando se trata de tentar acupuntura, você não tem nada a perder, diz Hsu. Com umacupunturista certificado, os riscos são quase inexistentes e até agora são superados pelos benefícios potenciais. A maioria dos pacientes do Teixeira, relatam que dormem melhor e tem um forte senso de bem-estar geral após apenas algumas sessões. Se você já está recebendo tratamento para ansiedade, Teixeira sugere adicionar acupuntura ao seu regime atual.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Agulhas ajudam vestibulando a relaxar


😄 Acupuntura é indicada para deixar os estudantes mais calmos na hora da prova 😮


#acupuntura #vestibular #vestibulando #ansiedade #prova #tensão #emocional #faculdade #equilíbrio #saúde #auriculo #ventosaterapia 

Você estuda durante todo o ano, diminui as saídas com os amigos, deixa de viajar nos finais de semana, faz centenas de simulados, mas, quando chega na hora da prova, a ansiedade fala mais alto. O coração acelera, as pernas e mãos tremem e você simplesmente não consegue responder as perguntas da prova. A ansiedade é um dos principais inimigos de quem presta o vestibular. E para combatê-lo vale tudo, inclusive terapias alternativas como meditação, acupuntura, pedras quentes, shiatsu, exercícios de respiração.

Carolina Eugênia Ferreira, de 22 anos, é candidata ao curso mais concorrido do Brasil, ao de Medicina. A pressão é grande, assim como a ansiedade. Por isso, ela escolheu a acupuntura para ficar mais calma neste momento da vida. A acupuntura me atraiu principalmente por ela ser um método alternativo às típicas drogas usadas pelos vestibulandos, como ansiolíticos e ritalina. Eu fiz uso durante bastante tempo dessas medicações e, graças às agulhas, me libertei delas, explica Carolina.

A estudante faz sessões de acupuntura uma vez por semana, mas, na época de provas, aumenta o número de sessões. O acupunturista explica que o aluno fica mais relaxado porque a acupuntura promove, principalmente, o controle da ansiedade e do estresse que geram um aumento de irritabilidade e impaciência. Além disso, aumenta a concentração e melhora a capacidade de raciocínio e absorção do conhecimento.

Carolina garante que o efeito é imediato. Com as agulhas sinto que ativo as energias do meu corpo e da minha mente que proporcionam uma melhora na concentração. E ainda elimina dores típicas de quem fica horas sentado na mesma posição, relata. A estudante conta que a angústia, a falta de ânimo e o nervosismo também vão para o espaço com a acupuntura.

Segundo o acupunturista, o estudante pode fazer uma sessão até um dia antes da prova. Mas o ideal mesmo é que ele comece um acompanhamento bem antes do vestibular para manter os benefícios. E é importante que ele possa associar a terapia a alguma atividade física, como uma academia, uma caminhada ou uma aula de dança. Qualquer atividade que traga algum prazer e quebre um pouco a rotina de estudos, conclui.

Fonte: http://www.soubh.com.br/noticias/gerais/agulhas-ajudam-vestibulando-a-relaxar/ Redação Sou BH - 30/04/14 as 09:46 - Atualizado em 12/08/14 as 10:37 texto adaptado.


                  







sábado, 25 de março de 2017

Floral Sensação de Tristeza e Estado Depressivo

Floral para sensação de Tristeza e Estado Depressivo

Você encontra na Vida Vital em Piracicaba SP (19) 996176478
#tristeza #depressão #florais #acupuntura #vidavital #piracicaba#equilíbrio #emocional
Este composto floral é indicado para aqueles que se sentem tristes, desesperados, com melancolia, que tem sensações de aperto no peito e tensões no plexo solar, e que precisam despertar a alegria interior. Atua ajudando o indivíduo neste momento tão difícil a perceber sua fragilidade interna, e faz despertar o interesse pela vida, a iniciativa, a coragem, o ânimo, a motivação, a fé e a alegria.Quando falamos em momentos de “tristeza e sensação de depressão”, estamos falando de um estado de espírito, de um sentimento e não da doença depressão, o buquê “Momento de Tristeza e Estado Depressivo” não é um anti-depressivo.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Florais de Bach: O que são e para que servem?

Florais de Bach: O que é e para que serve?
#florais #floraisdebach #bioflorais #piracicaba #acupuntura #terapias#saúde
Florais é o conjunto de remédios, formando um sistema médico, cujo princípio básico diz que a doença é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas. Se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico.
É constituída de 38 essências a base de plantas e flores. Cada uma delas formulada para tratar uma sensação, ou traços de personalidade diferentes. Eles ajudam a lidar com os comportamentos emocionais do dia-a-dia e com os sentimentos que afetam a vida diária. Agem sobre os estados emocionais das atividades vitais dos homens, animais e plantas.
Segundo Roka (2002) as essências florais usam a linguagem do amor, tocando o íntimo de cada pessoa que busca o caminho do encontro consigo mesmo. A força do amor é a transformação, organiza o interior e faz nascer o verdadeiro “Ser dentro de nós”. “As flores são o amor que a natureza nos doa em virtude de suas fragrâncias. Tocam as pessoas pelo amor, fazendo-o florescer no coração”.
Portanto, cada pessoa deve criar seu modo particular e a linguagem de comunicação com seu “Ser interior”, por intermédio da meditação, da religiosidade, da música, da arte, da ciência, do esporte. Cada pessoa tem um papel a cumprir, precisamos descobri-lo e assumi-lo, seja ele qual for. Segundo Bach:
A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e sejamos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Assim, se fizermos um mundo melhor com a nossa visita, estaremos cumprindo com a nossa Missão.
Devemos sempre lembrar que não existe o acaso, mas que todas as pessoas que passam por nosso caminho estão nos ajudando a crescer seja isso agradável ou doloroso. “Precisamos ter a consciência de perceber o nosso papel e o de cada um em nossa existência, com a transformação de tudo o que não gostamos em nós ou ao nosso redor.” (ROKA, 2002, p. 2).
Os florais podem ser aliados positivos na luta contra o tabagismo, pois ajudam encorajando a decisão de parar de fumar, reduzindo a ansiedade e fortalecendo o comprometimento, entre outros aspectos.
Os florais funcionam mediante ao equilíbrio de sensações negativas, estimulando o corpo a curar a si mesmo. Auxilia a pessoa a ter autocontrole, a sentir-se bem consigo mesmo e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom.
O papel do terapeuta é promover o ato de Curar dentro do paciente, mobilizando a vida dentro deste indivíduo que tem interesse em parar de fumar. Mas quem realiza a cura é o próprio paciente. A cura é o processo de autoconhecimento e de descoberta do porque somos fumantes, qual foi a causa do desequilíbrio. O terapeuta indica o caminho e dá apoio, mas a pessoa precisa querer caminhar com os seus próprios pés e buscar a força para abandonar o vício. Cada profissional que contribui com a terapia deve funcionar como um espelho limpo e claro, para que o fumante possa ver e interiorizar, promovendo a sua própria cura.
Por essas razões, segundo o Ministério da Saúde (MS) os profissionais da saúde devem ser exemplos e modelos da sociedade. Devem limpar as suas limitações, fazer o seu processo de cura, sentir o efeito dos florais em si mesmo, para que ele possa ajudar o outro.
Logo, os médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiro ou qualquer atividade profissional descrita na Portaria 442/04, são os responsáveis pela educação do paciente nesta fase de mudança de estilo de vida. Devem identificar as limitações de sua área e buscar oferecer um trabalho adequado, objetivando a transdisciplinariedade na saúde. Pela dependência da nicotina ser uma doença complexa é necessário que a equipe multidisciplinar pense holisticamente as estratégias para encorajar a decisão de parar de fumar, reduzindo os sintomas fisiológicos na síndrome de abstinência no fumante
Para tudo isso, devemos ter a humildade e a reverência pelo paciente, além de sempre lhe agradecer pela oportunidade da troca de saber.
Contudo, “a maior sabedoria da vida é aprendermos a viver o presente, transformando o passado por entendimento, e abrirmos horizontes para o futuro em virtude de um viver do nosso Eu consciente iluminado por sua consciência divina em todos os passos de seu caminho”. (ROKA, 2002).

Na Vida Vital você encontra uma ampla linha de Florais: Baby, Kids, Teen e Adultos!
Estamos em Piracicaba SP. Telefone: (19) 996176478


terça-feira, 14 de março de 2017

Acupuntura em crianças é segura, mostram estudos

Acupuntura em crianças é segura, mostram estudos
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI281944-15327,00.html
#crianças #acupuntura #acupunturapediátrica #piracicaba #vidavital #dores #infantil #cólicas #bebês

Você já pensou em tratar algum problema do seu filho com acupuntura? Uma nova revisão de 37 estudos feita pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Pediatrics, mostra que a acupuntura pediátrica é, sim, muito segura.
De acordo com o acupunturista Stefan Friedrichsdorf, diretor do Centro de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital da Criança, em Minnesota, e um dos coordenadores da pesquisa, a incidência de efeitos adversos é baixa, cerca de 11%. E os principais problemas descritos são naúseas, hematomas e dormência no local da aplicação da agulha.
O método milenar de origem chinesa é baseado em um mapa de pontos do corpo humano, estimulados pelas agulhas a produzir e liberar substâncias que atuam no sistema nervoso central. Nos Estados Unidos, mais de 150 mil crianças são tratadas com acupuntura, incluindo bebês, segundo o relatório de Estatísticas de Saúde Nacional, divulgado no ano passado. E os principais problemas são enxaqueca, cólicas e respiratórios. “Quando você começa a fazer acupuntura em uma criança, também começa a construir uma relação de confiança. É um processo longo, que, geralmente, tem muito sucesso”, diz a acupunturista Nancy Park, de Nova York, que tem um paciente de apenas 2 anos.
Aqui no Brasil, a acupuntura com agulhas é mais comum a partir de 7 anos. Os bebês e crianças menores são muito inquietos, o que pode atrapalhar na hora de colocá-las nos pontos corretos. “Para essas, podemos usar materiais específicos, como roletes, carretilhas, laser e até o estímulo dos pontos com a ponta dos dedos para fazer a pressão necessária e conseguir o efeito desejado sem assustar a criança com a agulha”, diz o acupunturista Evaldo Martins Leite, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura.
O mais importante, no entanto, é escolher um bom profissional. Preste atenção se ele acalma seu filho e o envolve em todo o processo. Sanar todas as dúvidas da criança - quando ela for mais velha - e reforçar os benefícios são ótimas dicas. E não se esqueça de que a acupuntura pode ser uma aliada em outros tratamentos, como a alopatia e a fisioterapia, por exemplo. “Eles não são excludentes e trabalham muito bem juntos”, completa Evaldo. E a saúde do seu filho é o que mais importa, não é mesmo? Vale lembrar, no entanto, que antes de decidir pela acupuntura, você deve conversar com o pediatra do seu filho.

sábado, 11 de março de 2017

Bio Floral Ansiedade

Composto Floral que visa o auxilio e a transformação das sensações e reflexos emocionais que geram a ansiedade. Para aqueles que se sentem tensos, que não se permitem os prazeres da vida, que não conseguem se desvincular dos afazeres, que se sentem ansiosos, aflitos, temerosos sem saber o porque. As flores deste buquê buscam fortalecer na alma as energias de tolerância, serenidade, paciência, e tranqüilidade e reequilibrando o bem estar.Quando falamos em “Sensação de Ansiedade”, estamos falando de um estado de espírito, de um sentimento e não da doença ansiedade, o buquê “Sensação de Ansiedade” não é um ansiolítico.

Você envontra aqui na Vida Vital em Piracicaba SP!
Valor: 25,00

Ventosa Terapia: Tratamento Para Dores, Estresse e Desintoxicante


Uma técnica muito antiga que se tornou popular como uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse e tudo o que tenha a ver com o alinhamento da energia. É praticada em sessões com um profissional que usa algumas taças de vidro ou plástico para aderi-las em diferentes áreas do corpo.
A terapia de ventosas como é chamada é uma técnica muito antiga, por meio da qual uma ventosa faz um efeito de vácuo sobre o corpo sugando a pele e o músculo (ou parte dele) e, portanto, abrindo os poros e mobilizando a circulação sanguínea e linfática do corpo.
A ventosa terapia é muito antiga e se expandiu em diferentes culturas. Acredita-se que no Egito (2200 aC) e na Índia a Medicina Ayurveda, utilizava a prática médica com ventosas. Também existem registros na Grécia com Hipócrates (400 aC) que foi quem se sabe que deixou as primeiras indicações detalhadas sobre a utilização desta terapia e mais tarde médico como Galeno a moldarão em forma de textos médicos. Nos países árabes se chamava Hijama e as culturas primitivas xamânicas utilizavam as ventosas para sugar o espírito causador da doença no corpo.
Mas sua maior referência está associada com a medicina tradicional chinesa (existe há mais de 3000 anos), onde se utiliza muito comumente em pessoas de todas as idades.
Como se Pratica a Ventosa Terapia
O tratamento requer um ambiente calmo e relaxado, onde ocorrerá a sessão de ventosa terapia. É feito mediante a aplicação de copos de vidro ou de plástico (são taças chinesas), em forma de ventosas. São aquecidas com fogo para consumir o oxigênio que está dentro da ventosa e imediatamente aplicada sobre a pele antes que volte a entrar mais oxigênio. Isto é feito com uma pinça colocando um algodão cheio de álcool, em seguida, pega fogo e rapidamente se introduz no vidro. Retira-se o calor que fica aprisionado no interior do copo e ali você pode colocar sobre a pele.
Desta maneira, se gera o vácuo que permite colocá-las em determinados pontos energéticos do corpo sem que caiam. A sucção que exercem as ventosas é o que consegue desbloquear os pontos energéticos obstruídos para restaurar o fluxo de energia e ajudar o paciente a desintoxicar o seu organismo durante cada sessão.
Se pratica como um método de medicina alternativa e em SPA sempre orientada por um profissional que geralmente a acompanha com massagens.
Outros Benefícios da Ventosa Terapia
Esta terapia é segura e confortável, nada invasiva nem dolorosa e muito semelhante a uma sessão de massagens. Adapta-se a todas as pessoas, já que ajuda a melhorar muitos problemas de saúde, como dor muscular, fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral. Também funciona para tratar a celulite, a mobilização da gordura localizada, regula e melhora as funções do sistema nervoso, aliviam o estresse, ansiedade, dores nas costas e ajuda com a depressão, entre outros.
A Favorita dos Famosos
As figuras públicas mais glamourosas sempre estão na vanguarda quando se trata de cuidar do corpo. A bela Gwyneth Paltrow (a pioneira), Jessica Simpson, Paris Hilton, Julia Roberts, Jennifer Aniston e Madonna estão entre as mais consumidoras e sempre que podem exibem os seus benefícios. Em várias ocasiões elas foram vistas com marcas circulares deixadas nas costas apenas por alguns dias. Inclusive o cineasta Francis Ford Coppola incluiu uma seção terapêutica na segunda parte do seu filme O Poderoso Chefão (1974) e ali começou a falar sobre o assunto.
Alguns atribuem muitos outros usos como o poder de cura de resfriados e febres, mas o que realmente está provado é que funciona como um método muito bom para ajudar o corpo a equilibrar os seus pontos de energia.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Benefícios da Acupuntura na Gravidez

Benefícios da Acupuntura na Gravidez
#gravidez #acupuntura #gestação #vidavital #piracicaba #saúde
A Acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa, na qual determinados pontos do corpo são estimulados, por meio de agulhas muito finas, provocando várias reações no organismo, como bloqueio de dor, relaxamento da musculatura, estímulo de funções imunológicas, entre outras. O objetivo da acupuntura é restabelecer a normalidade do fluxo de energia do organismo, para que ele possa curar a si mesmo e prevenir doenças.
Apesar de já ser uma técnica bem difundida atualmente, poucas pessoas conhecem seus benefícios em um dos períodos mais importantes da vida, a gravidez. A acupuntura na gravidez pode ser útil para complementar o tratamento de diversos problemas físicos e emocionais, que são característicos dessa fase.
A acupuntura pode harmonizar o organismo físico e energético em todas as fases da saúde feminina. Desde a regulação da menstruação até a preparação para a gravidez, em todo o processo de gravidez, parto e pós-parto, o auxílio da acupuntura tradicional chinesa traz diversos benefícios para o bem estar, saúde e equilíbrio frente a todas as mudanças que ocorrem nesse período.
Para as mulheres que estão tentando engravidar a acupuntura pode ser uma ferramenta muito útil, pois aumenta a fertilidade e reduz a ansiedade e estresse típicos da fase de tentativas. Diversos estudos tem comprovado a eficácia da acupuntura com esse objetivo, através da regulação do ciclo menstrual, redução do estresse, aumento da capacidade do corpo de produzir óvulos e aumento da circulação sanguínea no útero (importante para a fixação do embrião).
Pacientes que sofrem de uma variedade de condições de fertilidade podem ser considerados candidatos para o tratamento por acupuntura. Endometriose, ovário policístico, baixa qualidade, baixa reserva ovariana, idade materna avançada, falha de implantação e uma variedade de outras condições podem ser tratadas. No entanto, o grau de eficácia pode variar e dependem da severidade da condição.
Durante a gravidez a acupuntura ajuda a minimizar os incômodos de cada fase. No primeiro trimestre ela trata dos enjoos matinais, vômitos, refluxo, fadiga, dores de cabeça, constipação, além de reduzir o risco de rejeição do feto pelo corpo da mãe.
No segundo trimestre são comuns sintomas como azia, anemia, ganho de peso excessivo, hemorroidas, pressão alta. A acupuntura também é excelente para regular os distúrbios de humor decorrentes das alterações hormonais.
Na última fase da gravidez, são comuns as dores nas costas, edema e dor pélvica. A acupuntura tem a capacidade de aliviar as dores e preparar o corpo para o parto, facilitando a progressão saudável dos principais marcadores físicos, tais como relaxamento pélvico, dilatação e contrações uterinas regulares. Também auxilia no posicionamento correto do bebê.
A acupuntura pode ser feita para a indução do trabalho de parto, e durante o parto para analgesia, relaxamento e regulação de contrações e dilatação. No pós-parto ocorre uma perda energética muito grande da mulher. Dessa forma, a acupuntura é uma ferramenta importante para restaurar a energia a fim de garantir um resguardo com saúde e equilíbrio físico e orgânico. Pode ser usado no dia seguinte ao parto, melhorando as dores abdominais, a dificuldade de urinar/evacuar, para problemas com amamentação, para evitar depressão pós-parto, melhorar a cicatrização, entre outras vantagens.
A acupuntura durante a gravidez não apresenta riscos quando é realizada por um profissional qualificado. É importante certificar-se de que o profissional é habilitado para executar a acupuntura, pois existem determinados pontos que podem provocar a contração uterina e que, portanto, devem ser evitados nesse período. No mais, é só aproveitar os muitos benefícios que se pode obter com este tratamento.





Bom dia!!!

 Pessoal bom dia!!!  Tenho postado pouco por aqui pois tenho me dedicado às redes sociais como Facebook e Instagram! Quem quiser me acompanh...