Florais de Bach: O que é e para que serve?
#florais #floraisdebach #bioflorais #piracicaba #acupuntura #terapias#saúde
#florais #floraisdebach #bioflorais #piracicaba #acupuntura #terapias#saúde
Florais é o conjunto de remédios, formando um sistema médico, cujo princípio básico diz que a doença é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas. Se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico.
É constituída de 38 essências a base de plantas e flores. Cada uma delas formulada para tratar uma sensação, ou traços de personalidade diferentes. Eles ajudam a lidar com os comportamentos emocionais do dia-a-dia e com os sentimentos que afetam a vida diária. Agem sobre os estados emocionais das atividades vitais dos homens, animais e plantas.
Segundo Roka (2002) as essências florais usam a linguagem do amor, tocando o íntimo de cada pessoa que busca o caminho do encontro consigo mesmo. A força do amor é a transformação, organiza o interior e faz nascer o verdadeiro “Ser dentro de nós”. “As flores são o amor que a natureza nos doa em virtude de suas fragrâncias. Tocam as pessoas pelo amor, fazendo-o florescer no coração”.
Portanto, cada pessoa deve criar seu modo particular e a linguagem de comunicação com seu “Ser interior”, por intermédio da meditação, da religiosidade, da música, da arte, da ciência, do esporte. Cada pessoa tem um papel a cumprir, precisamos descobri-lo e assumi-lo, seja ele qual for. Segundo Bach:
A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e sejamos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Assim, se fizermos um mundo melhor com a nossa visita, estaremos cumprindo com a nossa Missão.
A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e sejamos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Assim, se fizermos um mundo melhor com a nossa visita, estaremos cumprindo com a nossa Missão.
Devemos sempre lembrar que não existe o acaso, mas que todas as pessoas que passam por nosso caminho estão nos ajudando a crescer seja isso agradável ou doloroso. “Precisamos ter a consciência de perceber o nosso papel e o de cada um em nossa existência, com a transformação de tudo o que não gostamos em nós ou ao nosso redor.” (ROKA, 2002, p. 2).
Os florais podem ser aliados positivos na luta contra o tabagismo, pois ajudam encorajando a decisão de parar de fumar, reduzindo a ansiedade e fortalecendo o comprometimento, entre outros aspectos.
Os florais funcionam mediante ao equilíbrio de sensações negativas, estimulando o corpo a curar a si mesmo. Auxilia a pessoa a ter autocontrole, a sentir-se bem consigo mesmo e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom.
O papel do terapeuta é promover o ato de Curar dentro do paciente, mobilizando a vida dentro deste indivíduo que tem interesse em parar de fumar. Mas quem realiza a cura é o próprio paciente. A cura é o processo de autoconhecimento e de descoberta do porque somos fumantes, qual foi a causa do desequilíbrio. O terapeuta indica o caminho e dá apoio, mas a pessoa precisa querer caminhar com os seus próprios pés e buscar a força para abandonar o vício. Cada profissional que contribui com a terapia deve funcionar como um espelho limpo e claro, para que o fumante possa ver e interiorizar, promovendo a sua própria cura.
Por essas razões, segundo o Ministério da Saúde (MS) os profissionais da saúde devem ser exemplos e modelos da sociedade. Devem limpar as suas limitações, fazer o seu processo de cura, sentir o efeito dos florais em si mesmo, para que ele possa ajudar o outro.
Logo, os médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiro ou qualquer atividade profissional descrita na Portaria 442/04, são os responsáveis pela educação do paciente nesta fase de mudança de estilo de vida. Devem identificar as limitações de sua área e buscar oferecer um trabalho adequado, objetivando a transdisciplinariedade na saúde. Pela dependência da nicotina ser uma doença complexa é necessário que a equipe multidisciplinar pense holisticamente as estratégias para encorajar a decisão de parar de fumar, reduzindo os sintomas fisiológicos na síndrome de abstinência no fumante
Para tudo isso, devemos ter a humildade e a reverência pelo paciente, além de sempre lhe agradecer pela oportunidade da troca de saber.
Contudo, “a maior sabedoria da vida é aprendermos a viver o presente, transformando o passado por entendimento, e abrirmos horizontes para o futuro em virtude de um viver do nosso Eu consciente iluminado por sua consciência divina em todos os passos de seu caminho”. (ROKA, 2002).
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/…/florais-de-bach-o…/2439519/12/2012
Na Vida Vital você encontra uma ampla linha de Florais: Baby, Kids, Teen e Adultos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário